06 março 2008

Você já ouviu falar na Cosa Nostra?
Já ouviu falar em Máfia Siciliana?
Isso mesmo amigos, Bob Jefferson, Zé Dirceu, entre outros, podem ser facilmente comparados com Dom Corleone e Provenziano, os “chefões” da Máfia Italiana.

A Máfia Italiana surgiu na região da Sicília, no sul da Itália. Não se sabe ao certo o ano, mas foi lá fim! Pois é, pois é, pois é.
Tá bom, o que vocês tem a ver com isso?
Na Itália, mesmo depois de inúmeras prisões, denuncias e etc, os “ragazzi” ainda dominam o cenário público e político na terra da macarronada.

Desde 1993 Provenziano é o chefe supremo da Cosa Nostra, a mais famosa “família” de mafiosos da história. Depois de 40 anos foragido ele foi preso em 2006, acusado de planejar a morte de 40 pessoas e de matar outras 400.

Lá como cá (HÁ!), o Estado está envolvido diretamente com os “ragazzi” (aqui é com os mano mermo!). Um exemplo: Se um prefeito quer fazer uma ponte, túnel, ou qualquer obra pública, a máfia leva 10% do valor para que a obra seja realizada.

Bem parecido com nossa política. A única diferença é a língua, e claro, a nossa capital não tem o mesmo glamour de Roma, com seu outro brasileiro, os diamantes de Congo e sangue árabe.
Lá como cá, tudo é uma questão de acerto.
Mas isso é assunto para a próxima vez...

Salutatio!